Um Programa de Viagens estruturado vai te levar a outro nível

Andrea Matos

Com mais de 20 anos de experiência no segmento de Business Travel, Andrea atuou no gerenciamento de contas globais em mais de 40 Empresas e para mais de 30 países. Mergulhou, nos últimos anos, no desenvolvimento do conhecimento em metodologias ágeis, para aplicação no ensino.

O que é um Programa de Viagens Corporativas?

A reunião de informações, instruções e ações que tem como objetivo entregar resultado.

Um computador continua sendo um computador sem um Programa, software, instalado. Mas ele não funciona ou funciona parcialmente. Ele vai ligar, mas o que você faz com ele? Você precisa de um um sistema, que é um conjunto de softwares que se interagem para atingir um objetivo em comum, com o programa instalado para usá-lo corretamente ele vai atender a necessidade que você tem.

Sem um Programa definido, estruturado e implementado, as viagens corporativas da sua Empresa vão continuar existindo, mas não vão entregar o resultado esperado.

 

E como implementar um Programa de Viagens Corporativas na sua Empresa?

É como dizem, né? Vamos começar pelo começo! Definindo o Objetivo do Programa de Viagens. Lembrando que o objetivo é o resultado, onde se quer chegar, não as ações que queremos fazer!

A utilização da metodologia de OKR (objective and key results) é muito eficiente para implementar o objetivo, definir os indicadores de resultado e planejar as ações.

Quer saber mais de OKR? Confira o insight deste link aqui. [Tenho que postar sobre OKR antes deste!]

 

E os pilares?

Os pilares são a sustentação do programa. Assim como em uma construção, precisamos de colunas para sustentar uma casa, por exemplo. Se uma delas não tiver sido feita ou estiver maior ou menor, a casa não vai se sustentar e cair, certo? Com um programa de viagens é a mesma coisa. Se todos os pilares não estiverem bem desenvolvidos, ele não se sustenta.

Um Programa de Viagens precisa ser estruturado em sete pilares, são eles: 

1- Viajantes & Stakeholders

2- Financeiro

3- Processos & Tecnologias

4- Agência de Viagem

5- Fornecedores Preferenciais

6- Risco & Segurança

7- Política de Viagem

Que casa você quer construir? Ou seja, qual o objetivo do seu Programa de Viagens? Isso vai determinar como desenvolver cada pilar!

 

Dicas pra você começar já:

1- Defina o Objetivo do Programa de Viagens

2- Avalie sua política de viagens

3- Faça um mapeamento dos stakeholders

4- Desenvolva sua agência de viagem

5- Avaliação/Implementação de um programa de fornecedores preferenciais

6- Defina e monitore indicadores financeiros periodicamente

7- Faça uma revisão dos processos

8- Revise/implemente um processo para a segurança do viajante.

 

E se você quiser saber mais sobre Programa de Viagens confira a trilha online no educaonline.alagev.org e a agenda de workshops e bootcamps no educa.alagev.org.

Nesses cursos te ajudamos a desenhar um Programa de Viagens Corporativas com alto nível de excelência.

mais insights

OKRs e a gestão do Programa de Viagens Corporativas

OKRs é a sigla para Objectives and Key Results, ou seja, Objetivos e Resultados chave. Foi criado na década de 70 por Andrew Grove, co-fundador e que foi CEO da Intel por mais de 10 anos e apresentado para o grande públi...